terça-feira, dezembro 12, 2006

Restaurantes

Leio que fechou o restaurante "O Galeto". Este marco da restauração em Lisboa povoa o meu imaginário desde os anúncios dos parodiantes de Lisboa, que bastas vezes era obrigado a escutar. Conhecido por só fechar no 1º de Maio e por ter a cozinha aberta até às 2 da manhã, o Galeto fechou ontem por motivos relacionados com falta de salubridade de alimentos e de higiene da cozinha. Deverá abrir, depois da multa.
Desde que vi ratos no piso de restauração do Vasco da Gama e que um restaurante chinês foi fechado em Alverca porque tinha lá cães e gatos compartimentados na arca congeladora (juro que não tenho nada a ver com isto...), que acredito em tudo.
Só fui ao Galeto uma vez, tal como ao Nicola. Nunca fui à pastelaria Suiça (dá demasiado trabalho passar por senhoras de 90 anos armadas ao pingarelho, em mistura com moços dos PALOP que esperam a camineta para o suburbio), nem à Versalhes, ou mesmo à Brasileira, mas sempre tive estes cafés como emblema de outros tempos que é triste ver partir.
Não sou saudosista, mas depois de ver algums cidades, como Praga, em que tudo é preservado e onde se fomenta a vivência na cidade, chegar a Lisboa e ver o que se vê hoje em dia é demasiado triste.