sexta-feira, abril 14, 2006

Lisboa




Passeio por Lisboa e vejo o que não se vê noutras capitais do Mundo civilizado. Outras capitais orgulham-se de saber preservar os edifícios mais emblemáticos de diversas fases de arquitectura, Lisboa não se pode orgulhar de ver destruir prédios à velocidade a que estão a desaparecer. Se a conservação das fachadas é uma alternativa razoável, a destruição brutal de edificios que fazem parte da história desta cidade é inqualificável. Não sei o que será pior, destruir ou ver apodrecer. Era novo demais quando o antigo Monumental foi ao chão, não sou novo demais agora e ver a barbaridade que se passa em Lisboa.
Se as tais capitais civilizadas preservam este tipo de edifícios, porque é que nós não o podemos fazer? Voltamos à conversa da mediocridade política e da corrupção. Só pensando que há alguém a ganhar muito com estes abates de prédios é que se pode explicar o que se vê.
As imagens que se seguem foram captadas hoje entre o campo grande e o saldanha.
A primeira imagem é de um prédio que tem um letreiro que diz: Antigo Retiro Quebra Bilhas. Os que permitem estes crimes, os que não respeitam o património arquitectónico e a nossa cultura, deveriam ver as suas bilhas serem partidas rápidamente por um Black and Decker...tenho medo é que isto seja um prazer para alguns...