sexta-feira, fevereiro 09, 2007

O descaramento

No meu emprego tenho contacto com uma grande parte da população portuguesa que é chanfrada, ou seja os donos de animais que possuem a arte fantástica de não querer perceber o que dizemos.
Hoje ocorreu o mais surreal acontecimento de que há memória no mundo da medicina veterinária.
Há cerce de 8 meses atrás recebemos na clínica uma senhora que trazia uma Chow-Chow com 7 anos de idade. O motivo da visita era a dor que a cadela tinha nas patas traseiras, assim como o coxear que exibia nas mesmas patas.
A consulta terminou com um diagnóstico - displasia bilateral de anca com osteoartose bilateral. Uma das patas apresentava-se subluxada e a outra totalmente luxada na radiografia. Como é uma patologia complexa, o animal exibia uma locomoção menos queixosa na pata que estava subluxada e não na totalmente fora do sítio. Foi a primeira pata que decidimos operar.
A dona não percebeu porque é que operámos a que no Rx estava menos mal. Não percebeu nem quis perceber que não se operam radiografias...
Passou um mês a chatear, a trazer fotos da cadela antes e depois da cirurgia, a dizer que nos tinhamos enganado. Nós já não podíamos aturá-la.
Em Dezembro ligou a dizer que queria operar a outra pata. Como tinhamos combinado previamente, uma pata seria operada e depois a outra também deveria ser quando passasem pelo menos 6 meses.
A cadela foi operada hoje. À saída quando lhe foi apresentada a conta disse apenas: "Temos que falar sobre a conta, porque eu reservo-me no direito de não pagar... Ninguém vos garantiu que eu queria operar as duas patas, eu queria operar a que estava pior e depois logo se veria, assim tive que operar a que estava pior depois de operar a outra porque vocês se enganaram..."
Toda a gente ficou parva a olhar para a mulher, os argumentos não funcionavam, a senhora estava completamente fora de si e eu estava em consulta e isto passou-me ao lado...
Há pessoas que são capazes de tudo, de dizer que Deus não é Deus, de fazer os outros passarem por parvos e no fim ainda se ficam a rir...
Esta, se calhar, não se vai ficar a rir por muito tempo...