quarta-feira, novembro 22, 2006

Michael Richards

O nome do título deste post povoa a internet pelos dias que correm. Para quem não sabe corresponde a um senhor que pouco mais fez do que, talvez, ser o melhor actor de sempre na arte do humor físico. Foi Kosmo Kramer na série Seinfeld e acho que isto diz tudo. Algumas das melhores gargalhadas que já proferi vieram apenas da visualização da (in)capacidade deste senhor. Parece que depois da série Richards tentava acima de tudo mostrar que seria mais do que Kramer. Parece também que num qualquer clube de Stand-up meteu os pés pelas mãos e ofendeu a comunidade afro-americana. Os pseudo-puritanos americanos, aqueles tipo Donas de casa desesperadas, que vivem das aparências e são do mais podre que há (ou seja toda a América sub-urbana) levantaram-se a criticá-lo, caluniá-lo e a praticar outros verbos do estilo.
Vi o vídeo e parece-me que o moço perdeu um bocadito o controlo, mas pergunto eu: Se durante o meu dia de trabalho tudo me corresse mal, eu não dispararia contra tudo o que aparecesse à frente? Penso que sim e acho que foi isso que aconteceu ao moço.
Dizem também que é uma marca para a vida do actor. Concordaria se não se passasse num país onde perdoam a gajos tipo O.J. Simpson ou Mike Tyson que por acaso são afro-americanos e fizeram, aparentemente, coisas bem piores...
A asneirada teve um constrangedor pedido de desculpas em directo no Late Night do David Letterman que a mim me impressionou bem mais do que as ofensas.
Enfim, para mim será sempre Kosmo Kramer ou o melhor actor de humor físico de todos os tempos.
Já agora uma pergunta para quem souber responder: porque é que os gringos não podem ouvir a palavra nigger?

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Porque esse adjetivo data da época da escravidão, e sempre foi usado pelos racistas como palavrão.

12:32 da tarde  
Blogger gAnDaMaLuKo said...

Ok.
Já tinha visto essa actuação onde o Michael Richards, importunado por umas bocas foleiras, chama "nigger" umas 20 vezes seguidas a um/uns gajo(s) no público, depois de lhe dizer que enfiava uma forquilha pelo traseiro acima. Já inclusive li uma boa quantidade de comentários feitos em fóruns por pessoas indignadas (ou não) com ele, esgrimindo argumentos contra e a seu favor. Até já vi o Seinfeld vir defendê-lo.
A minha conclusão é que nunca se sabe a história toda, se há ou não atenuantes. Quem sabe? Se calhar o homem estava com hemorroidal. Ou se calhar o Jackie Chiles roubou-lhe a namorada... enfim, há que dissociar o artista do homem, e admirar o que ele faz (a arte pela arte), não quem ele é.
E estou a ver Nunes que, quanto a humor físico, o teu conhecimento é limitado.

1:44 da tarde  
Blogger Vetoon said...

Sim, é verdade, tinha-me esquecido de ti!

8:58 da tarde  
Blogger Mike said...

PA PUM... Entra em cena Carlitos e sus "rodilhas tuedas rodidas"!

4:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home