terça-feira, outubro 03, 2006

Mundos ligeiramente diferentes

Li hoje num qualquer jornal que com a eliminação prevista de alguns serviços de urgência no interior do país, algumas populações vão ficar a 45 minutos de um serviço deste tipo.
Fui a um dicionário e qual não é o meu espanto e encontro a definição da palavra urgência:
do Lat. urgentia
s. f.,
qualidade do que é urgente;
pressa;
necessidade premente, imediata;
sector de um hospital onde se atendem doentes que necessitam de cuidados médicos imediatos.

Fiquei a saber que a partir de agora, qualquer situação urgente pode esperar, pelo menos, 45 minutos até alguém se importar com a mesma.
Temo pela vida do ministro da saúde.
Já não há um assassinato político cá pelo burgo desde o Sá Carneiro. Minto, o Santana Lopes deu um tiro no pé, várias vezes. Contudo, este Sr. Dr. está convencido que pode aumentar as taxas moderadoras, fazer cobrar serviços que até agora não eram pagos, fazer com que a malta da ADSE passe a pagar mais pelo serviço de saúde, retire previlégios às farmácias, fazer com que os médicos não se façam cobrar pelas horas extraordinárias e ainda pensa que fica impune...
Espero que tenha a família protegida por belos seguros de saúde, porque no SNS não me parece que sejam muito bem vindos.
Hoje outro membro do governo andou a brincar às escondidas com professores, funcionários e alunos de uma escola qualquer. Enquanto a manif estava à espera da Sra ministra da educação na porta da frente, esta acrobata política esgueirou-se pelas traseiras.
É bom saber que se vive num país onde os membros do governo não sofrem ameaças e as pessoas que descontam para eles e lhes pagam os salários e as regalias andam contentes.

Mudando de assunto ligeiramente, hoje na consulta tive uma cadela Yorkshire que veio a Portugal passar férias. O país de origem era o Reino Unido. A cadela tinha entre outros documentos apensos o registo do seguro de saúde. A dona pagava quase 8 libras por mês por um seguro tão abrangente que o canídeo já tinha levado com uma bola de golf na tola e tinha sido indemnizada pela pontaria do golfista...
Por cá, até podem ser atropelados, pontapeados, apedrejados que a única coisa que ganham são fracturas, feridas, e coisas afins. Enfim...