sábado, dezembro 16, 2006

A Desordem dos Médicos Veterinários


Nos últimos dias as minhas caixas de correio, a virtual e a concreta, têm sido premiadas com uma verdadeira luta pelo poleiro. A ordem dos médicos veterinários tem, pelos vistos, uma direcção que está agarrada ao lugar há 12 anos e parece que quer por lá ficar mais uns quantos. Somos perto de 4000 veterinários no país, cada vez seremos mais, cada vez há mais colegas à procura de um emprego decente (ou mesmo de um emprego...), cada vez mais colegas têm que se afastar do âmbito da medicina veterinária e começam a exercer funções fora da área, cada vez mais abrem faculdades de medicina veterinária sem que nada o justifique, cada vez mais a ordem faz menos em prol de todos.
Todos os anos me avisam que estou a dever 150 euros de quota, todos os anos eu pago e pergunto para quê? A resposta aparente passa pela possibilidade de ter um cartão que me possa dar o direito de exercer medicina veterinária. Todos os vets sabem que há quase colegas a exercer, que há pessoas não qualificadas a passarem por tal, que há gente que faz aquilo para o qual não está habilitada (e já alguns que têm cartão, enfim..). Como não há fiscalização, não me parece que haja obrigatoriedade na aquisição de um cartão de plástico por 150 euros. Ou na aquisição de uma placa de acreditação de clínica. O máximo que pode acontecer é o nome aparecer numa revista que ninguém lê...
Quem trabalha fora da área e é médico veterinário de profissão paga as quotas inúteis?
Escrevo só no que diz respeito na área da clínica de animais de companhia, não sei o que se passa fora dela, nem quero saber.
A mesma ordem tentou implementar o aparecimento de receitas e requisições normalizadas, como passaria a ser obrigatório, paguei mais 50 euros para ter um maço de cada. Duas semanas depois deixou de ser necessário valer-me delas. Se alguém quiser eu dispenso-as...
Agora a gota de água são as eleições. Uns dizem que há ditadura na ordem, outros dizem que estão a ser atacados, outros mandam petições para uma revolta, outros boletins de voto. Não voto nos mesmos, não quero saber deles, nunca me deram nada, não me defendem, nem dignificam a minha profissão. Os outros não tiveram direito a contar com os nomes nos boletins, por diferentes visões dos códigos da Ordem... Enquanto nos outros países todos estão a tentar evoluir, neste parvalheira andamos com lutas de comadres que se tratam por excelências e se ofendem barbaramente ao estilo da idade média, de onde duvido que saiamos.
A medicina veterinária acho que dispensa esta ordem, parece que a última não consegue largar-se da primeira. Não quero escrever mais sobre isto, não vale a pena.
Nem as moscas mudam, nem mesmo a merda, que tristeza.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

está na hora de todos no próximo dia 11 em lisboa mostrarmos porke pagamos os 150 e porke sentimos orgulho de ser med- vet, não bonecos na mão de pessoas ke não sabem ser médicos veterinários mas kerem explorar os ke são ruuua com eles ou é agora ou então eles se reformam e nós nos lixamos com a merda ke fizeram

4:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home