domingo, março 04, 2007

Ausências

Num mundo onde os anti-depressivos tomaram conta de uma boa parte das almas da população, onde vários exemplares não sabem como se chamam e onde há gente que tem nítidas dificuldades em articular palavras na língua materna de forma a realizar um discurso perceptível, chega hoje o dia de escrever sobre as pessoas a quem nunca se deveria perguntar por indicações.
Deve ter sido baseado neste tipo de pessoas e nas informações completamente inúteis que conseguem fornecer que se desenvolveu o sistema GPS.
São aquelas pessoas que, quando vamos para não se sabe bem onde, se encontram num passeio justamente ao lado da estrada onde vamos perdidos e, por terem um ar de serem nativos da terra, nos levam a colocar o pé no travão e a baixar o vidro do carro.
A pergunta que normalmente se realiza neste tipo de condições não é :
- Boa noite. Quanto é que está o beijinho?
A menos que se ande à procura desse tipo de serviços ou se queira apanhar com um bardafo nas ventas. Eu, pelo menos, não costumo fazer este tipo de abordagem. É mais um:
- Boa noite. Sabe onde é que é o - qualquer coisa -?
O que se pode seguir, conduz, na maioria dos casos ao riso ou ao desespero. Comigo acontece quase sempre o riso, se calhar por não estar muito perdido ou porque não tenho memória do último senhor que se enquadre neste perfil e me tenha dado uma indicação, quanto mais uma que fosse útil, ou mesmo inútil...
Estava eu ontem a caminho de uma coisa chamada Odivelas Parque, onde nunca tinha ido, nem sabia como lá se ia parar. Entro por Odivelas a dentro e não existem placas que me direccionem. A grande maioria dos machos do volante, teimam em não perguntar nada, eu deixei-me disso quando comecei a perceber que andava várias vezes em círculos quando queria dar uma de esperto.
Estava sem orientações e decido fazer a abordagem ao transeunte protótipo.
- Boa noite. Sabe-me dizer como é que se vai para o Odivelas Parque?
- Odivelas Parque? Em Odivelas? Mas para quê?
- É o Centro Comercial...
- Mas centro de quê?
- Para fazer compras...
- Que compras?
- Nas lojas...
- Que lojas?
- As lojas do Centro Comercial...
- Ah! Aqui em Odivelas não há nada disso!
Isto representa o auge das indicações e não é a primeira vez que me acontece, ontem foi só a mais exemplar das vezes. Se não sabem o que é, porque é que continuam a responder? Não seria mais fácil dizer - não sei!
Os Gato Fedorento têm a rábula do "Siga, siga, siga...", eu desses ainda não vi, mas o de ontem era fenomenal.