quarta-feira, agosto 27, 2008

Ninguém merece

Quando me fazem ir à clínica às 22 horas de uma sexta-feira supõe-se alguma gratidão. gostava de encarar o mundo como um sítio onde se dá e recebe, mas estou sempre a levar na cara com a verdade indesmentível do mundo-cão...sem analogismos.
Fui directo à urgência de uma cliente de há uns 3-4 meses, aparentemente gente boa, mas com uma pancadita na tola. A causa de toda a urgentite eram o vómito e a diarreia tipo petróleo que o cão fazia há dois dias... só se lembrou numa sexta-feira às 22 horas, mas enfim...
No meio de histórias esquisitas, do cão que come língua de porco, iogurtes e coração de porco, fica a hipótese de uma gastroenterite alimentar, mas o cão era esquisito - magro, com alterações ósseas... estranho.
Ressalvei na altura a possibilidade de, embora com 5 meses, o cão tivesse algo mais para lá da gastroenterite, ou que ela fosse o sintoma de algo mais grave como uma insuficiência renal, atendendo ao peso e conformação do cão, algo longe de um cruzamento de pastor alemão com outro cão grandote.
Depois de tratamento sintomático, o cão voltou, como pedido, ontem. Já não vomitava e permanecia com a falta de apetite ou o apetite caprichoso. Mantive a conversa do dia anterior, receitei-lhe um complexo vitamínico na prespectiva de tentar fazer com que o cão comesse e começasse a engordar em 6-7 dias. Se isso não acontecesse, as análises eram obrigatórias. Aí começou o pranto do costume. A história habitual do dono que não tem sorte com os animais, que lhe adoecem todos, etc...
Ficámos de nos ver na próxima segunda.
Hoje recebo um telefonema...
Era de um colega, por acaso meu conhecido, de um hospital de lisboa... Parece que foi à consulta ao hospital e parece também que afinal o vet da província até tinha razão e o cão tem uma insuficiência renal.
Este caramelo de cá que foi à urgência na sexta, que não cobrou a consulta de urgência na totalidade atendendo a serem clientes, foi despachado e trocado por um HOSPITAL onde lhe disseram a mesma coisa que eu lhe disse no primeiro dia, mas por muito mais dinheiro. Percebe-se a reacção? Não!
Só espero que não venha ter comigo para eu ver o animal a morrer aos poucos. Era só o que faltava. Será que a estúpidez tem limites? A ver...