domingo, maio 20, 2007

Acabou cedo demais

Cheio de fé, mas sobretudo porque fui convidado para ir, desloquei-me hoje ao estádio do glorioso. A tarefa de ser campeão nacional era à partida impossível. Já aqui tinha manifestado a minha convicção profunda em como não ganharíamos mais nada depois de termos sido eliminados da UEFA, mas mesmo assim vesti a camisola e fui.
Num campeonato onde ninguém se distinguiu muito de ninguém, acabou por ganhar o do costume dos últimos anos. O professor ex-Benfas que no início conseguiu realizar uma evasão do Boavista para as Antas conseguiu o que no SLB nunca iria conseguir. No Benfica não há organização ou visão a longo prazo que permita estabilidade a quem trabalha para conseguir resultados sustentados. Os tripeiros são os mesmos há que tempos, os lagartos como estão na ruina já sabem que tem que contar com a prata da casa, no Benfica quer-se tudo quando o planeamento foi inexistente.
Só assim se explica ser a única equipa com opções únicas de raíz em postos como lateral-direito ou de ter apenas 3 defesas centrais em metade de uma época. É também a única sem ponta de lança puro. Perante a escassez de soluções o engenheiro ainda conseguiu espremer a laranja até onde dava, não tendo confiança para fazer rodar o plantel, fez com se perdesse meia equipa inicial para o departamento (?) médico.
Os lagartos tiveram uma abordagem diferente. Jogaram para ganhar, mas empataram vezes demais. Ao não saber quem colocar a jogar, Paulo Bento foi perdendo jogadores. Onde é que estão Carlos Paredes, Custódio, Bueno, Ronny, Carlos Martins? Jogadores que seriam opções sérias passaram a anedota pelas experiências de colocar hoje uns e amanhã outros não deixando a equipa assentar. Conseguiu definir um 11 e depois foi o que se viu. Aos 10 minutos já tinham os últimos jogos no papo. O que seria se o moço tivesse encontrado a equipa certa mais cedo? O campeonato teria acabado mais cedo também... Para o ano que vem possivelmente será diferente, mas a inexperiência das experiências pagaram-se caro demais. Mesmo assim feitas as contas a 2 pontos por vitória a lagartagem a esta hora estaria a fazer a festa no Marquês de Pombal.
Com isto tudo os tripeiros não cometeram os mesmos erros de há dois anos e deixaram-se ir. Entraram para a segunda volta com a barriga cheia, mas o tiro do Atlético para a taça foi certeiro e os moços começaram a tremer. Jogando muitas vezes pior alcançavam os resultados pretendidos e isto fez toda a diferença. A diferença da unidade. Um mísero ponto. Já para não escrever dois para o Glorioso.
Penso que se continuassem as 34 jornadas em vigor o campeão seria outro, mas isso é entrar na terra dos ses.
Mas há um se que é uma certeza: se o Benfas continua assim, continuaremos a ficar a ver os outros se divertirem.
Organizem-se sff.
Obrigado.

3 Comments:

Blogger Mike said...

Tu não aprendes com os erros!
Se fosses um cão e te pusessem uma daquelas coleiras que dão choques para parares de ladrar, o mais certo era morreres electrocutado, ou esgotares as pilhas.
Voltaste a largar 40€?

9:10 da manhã  
Blogger Vetoon said...

Não! Fui de Borla (Obrigadinho André!)

12:20 da tarde  
Blogger gAnDaMaLuKo said...

Quando se perde, tudo é razão para apontar.
Quando o Benfica foi campeão, fizemos muito pior época que esta. Mas concordo que qualquer temporada em que não se ganhe qualquer título é, para mim, uma desilusão e uma realidade inaceitável. E deveria ser esse o espírito da equipa do Benfica, que infelizmente ainda não aprendeu com o FC Porto em termos de mentalidade.
Houve muitas lesões, o Benfica esteve em 2 frentes durante muito tempo (e com plantel reduzido), e o F.Santos teve medo em arriscar na juventude. No Dabao, por exemplo. No outro puto que substituiu o Nelson no Torneio do Dubai. E teimou no Derlei, no João Coimbra, no N.Gomes. O Mantorras vai pró banco, mas sempre que entra a equipa muda.
Vendeu-se o R.Rocha e o Alcides (!!!). Ficou-se com o Beto e M.Ferreira.
Eu até achava que o Benfica tinha equipa para ser campeão. Mas achava mal.
Mas para mim, mais triste que isso, é saber que o Sporting podia ter sido campeão se não validassem golos com a mão ao Paços de Ferreira. E pensar que o Soares Franco reclamou do jogo com o U.Leiria.. é hilariante.

11:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home